30º Aniversário da Igreja Batista Central


  

Programação dos 30 anos, Jubileu de Prata da IBC em 2014, no facebook
.
.
Livro do Jubileu de Pérola IBC
.
.
.
25Jan(Sab)... Intercâmbio das Igrejas no CPL... em 25Jan2014 (180 fotos)
Primeiro Intercâmbio de Juventude e Casais do CPL, no ano, no templo da IBC, com a presença de muitas igrejas filhas e muitos de seus membros para atividades e culto juntos, promovendo a identidade e unidade batista. Foi uma oportunidade rica para o CPL no novo ano, e para o Jubileu de Pérola da IBC. — em Igreja Batista Central
.
05Nov(Qua)... Quarta1 - Culto Relembrando a História... Comemorando o aniversário da IBC, os MGs de Educação Religiosa e Comunhão relembram, com relatos e fotos, os primeiros anos da vida da igreja, depois que o Pastor iniciou o culto fazendo um estudo rápido sobre o que a Graça está fazendo na vida de todo salvo.
.
12Nov(Qua)... Quarta2 - Culto Relembrando a História... Quarta2 - Culto Relembrando a História da IBC... Depois que o Pastor palestrou sobre como a Graça de Deus está nos fazendo ovelhas, o MG. Administração e Relações Públicas relembraram com fotos e depoimentos pessoas e fatos na vida da igreja, após a chegada do Pr. Jônatas David em 1992.

.
.
5Dez(Sex)... Culto 1 do Jubileu de Pérola... Culto ao Senhor com pregação do Pr. Edvar Gimenes, música do Vocal Livre, e a presença de muitos visitantes convidados dos Ministérios Gerais. 
6Dez(Sab)... Culto 2 do Jubileu de Pérola... Culto ao Senhor com pregação do Pr. Edvar Gimenes, música do Quarteto Lírio dos Vales, e a presença de muitos visitantes convidados dos Ministérios Gerais. Na oportunidade o Pastor da igreja recebe uma condecoração por sua administração eclesiástica.
7Dez(Dom)... Culto 3 do Jubileu de Pérola... Culto do domingo de manhã, com pregação do Pr. Edvar Gimenes, música do Quarteto Lírio dos Vales, e a presença de muitos visitantes convidados dos Ministérios Gerais.
7Dez(Dom)... Culto 4 do Jubileu de Pérola... Culto do domingo da noite, com pregação do Pr. Edvar Gimenes, música do Quarteto Lírio dos Vales, e a presença de muitos visitantes convidados dos Ministérios Gerais.
.
.

REVISTA VITRINI SOBRE O ANIVERSÁRIO IBC/UNOPAR... (Edição 09, Nov 2014)

    
facebook
.
.
JUBILEU DE PÉROLA DA IBC... 

Reportagem no SulBahiaNews...
1,https://www.facebook.com/media/set/…
2.http://www.sulbahianews.com.br/…/igreja-batista-central-co…/#
.

.
.
JUBILEU DE PÉROLA DA IBC... 
Matéria no SulBahiaNews sobre o Pastor...
PREZADOS AMIGOS... por favor, peço licença para postar aqui uma matéria escrita por Marlene Pires, no SulBahiaNew, sobre mim, e, principalmente, sobre meu Ministério frente à Igreja Batista Central, a qual, está completando 30 anos de vida e atuação nesta amada cidade, cujas comemorações serão na próxima Sexta, Sábado e Domingo....
.
Por vários meios de contato, inclusive redes sociais, em pouco tempo, após esta carinhosa matéria publicada, tenho recebido muito carinho e respeito de pessoas conhecidas ou não. Estou creditando tudo isto à igreja que pastoreio, pois sem ela, as pessoas me conheceriam menos, e eu não ficaria tão visível quanto sou. O aniversário dela, neste início de mês, me dá, mais ainda, razão para este crédito, e, por certo, serve como um dos presentes a ela, em seu Jubileu de Pérola. Então, em nome dela, obrigado a todos.
.
http://www.sulbahianews.com.br/…/pastor-jonatas-david-um-h…/

SulBahia News | Pastor Jônatas David, um homem a serviço da evangelização
Conheci o Pastor Jônatas durante um encontro para casais promovido pela Igreja Batista Central. Porém, só fui conhecê-lo, realmente, quando o entrevistei para a...
SULBAHIANEWS.COM.BR|POR PROVOQ COMUNICAÇÃO - PROVOQ@PROVOQ.COM.BR
.
.
,
JUBILEU DE PÉROLA DA IBC... 
Artigos Curtos sobre Teixeira de Freitas...
NO JUBILEU DE PÉROLA DA IBC... hoje, dia 1 de Dezembro, quando a igreja completa 30 anos de existência e atuação em Teixeira de Freitas, quando comemoraremos nos dias 5 a 7, próxima sexta feira a domingo, dedicamos a Teixeira de Freitas, nossa terra, um trabalho de pesquisa que estamos fazendo contanto a história desta nossa terra querida. A Igreja completa 30 anos, Teixeira está, também, completando esta mesma idade, há alguns meses. As histórias da igreja e da cidade se confundem muitas vezes; assim, hoje, dedicamos esta obra, que está para se completar no aniversário da cidade, mas, já tem muito o que se saber e se refletir...
http://teixeiradefreitas.blogspot.com.br/…/historias-da-cid…

Teixeira de Freitas: Histórias da Cidade
TEIXEIRADEFREITAS.BLOGSPOT.COM
.
.
Programação 2014 - jubileu de Pérola



(01)A PROGRAMAÇÃO... vamos informar aqui o que se está planejando para este ano, na vida da nossa igreja, comemorando seu Jubileu de Pérola. Estão diretamente comprometidos com esta programação, todos os Ministérios Gerais, o Conselho de Lideranças e o Gabinete do Pastor. No decorrer do ano, o MG. Comunhão e o MG. Música trocaram de Ministros Gerais, a irmã Mn. Cristina Mota foi para o MG. Comunhão e o irmão Mn. Jaci Maulaz foi para o MG. Música como Ministros Gerais dos respectivos MGs.


(2)TRÊS CONFERÊNCIAS EVANGELÍSTICAS... sob a coordenação do MG.Comunhão, (MnElenira Alves de Oliveira, e o Diretor José Jose Rodrigues), visando levar a igreja a pregar o evangelho a muitas pessoas amigas e parentes dos membros da igreja.
.
09Mai(Sex)... Conferência da Família IBC - Sexta feira (Mais) - Sabado
Conferência acontece no Central Park, com muitas famílias representadas no Grand Auditório, num ambiente muito bonito e acolhedor, quando o Pr. Marcelo Petrucci e sua esposa foram preletores edificando a todos de maneira muito bíblica e abençoadora. Depois houve um momento de confraternização com todos os presentes, fazendo o primeiro dia encerrar com muita confraternização. Tudo coordenado pelo Mg. Comunhão, Mn. Elenira Alves de Oliveira e sua diretoria.
.
23Ago(Sab)... Conferência dos Jovens... Começaram as atividades programadas, aqui no Central Park, com a presença e envolvimento de muitos jovens.Realização do MG. Comunhão pelo Jubileu de Pérola da IBC.
24Ago(Dom)... Culto do Domingo 4n... (169 fotos)
Fachada do templo, PreAdolescentes reunidos, Ministério Jovem reunido, momento de oração antes do culto pelo Mg. Comunhão, com Mn. Cristina Nogueira Mota, e o culto da igreja ao Senhor, com o tema: Jesus e a Confrontação em Betânia, com pregação do Sm. Jônathas David, com dramatização do Ministério Jovem, e com músicas do Coro IBC, tudo continuando a Conferência Jovem, (Força Jovem Ibc), quando Iran Santos e Jô Guimarãesapresentaram um sobrinho ao Senhor. — em Igreja Batista Central
.

.
(3)TRÊS COROS DE OUTRAS IGREJAS REPETINDO MUSICAIS... sob a coordenação do MG. Música (MnCristina Nogueira Mota, e Diretora Luciene Souza), levando a igreja desfrutar do culto a Deus com a musica de três coros outras igrejas.


(4)CORO OFICIAL DA IBC E IGREJAS FILHAS... sob a coordenação do MG. Música, (MnCristina Nogueira Mota e Diretora Luciene Souza) formando um coro com músicos da IBC e das demais igrejas do Conselho de Pastores e Líderes.


(5)TREZENTAS CASAS VIZINHAS À IGREJA... sob a coordenação do MG. Evangelismo e Missões (Pr.Edemilson Rodrigues Melo e o Diretor Aldenisio Apostolo), a igreja alcançar trezentos lares na vizinha do templo com a pregação do santo evangelho do Senhor Jesus Cristo. Esta atividade deve ser orientando o que já está na responsabilidade das classes EBD.


(6)TRÊS CARREATAS NO ANO... sob a coordenação do MG.Ação Comunitária, (PraLucia Melo e a Diretora Rose Silva), três carreatas, podendo incluir as igrejas ligadas ao Conselho de Pastores e Líderes amigos e encontreiros, bem como alunos da unopar e outros, comemorando os 30 anos da igreja, em três momentos diferentes durante o ano.
.
06Abr(Dom)... Carreata do Jubileu de Pérola... (Mais)
Após o culto da manhã, a igreja saiu em grande carreata com muitos carros e motos em passeio pelo centro da cidade, comemorando os 30 anos da igreja em buzinaço pelas ruas da cidade.
Após o culto da manhã, a igreja forma uma carreata, coordenada pelo MG. Ação Comunitária, e percorre várias ruas do centro da cidade, comemorando os 30 anos da igreja..
.
(7)MIL FOLHETOS EVANGELÍSTICOS IBC... sob a coordenação do MG. Administração (Pra. Vera Lucia Dos Santos Reis e o Diretor Luíz Sérgio Guerra), preparação de folhetos de ótima qualidade, apresentando a IBC, para que as classes possam distribuir aos amigos e familiares.


(8)TRÊS ENCONTROS COM CRISTO... sob a responsabilidade do Gabinete do Pastor, pela EDG formada com Diton SouzaSandra Marques e outros, a execução de três encontros, ECC, EJC ou EAC, contanto que seja em moldes os mais baratos e leves possíveis.
.
27Mai(Ter)... EJC Culto de Entrega... (19 fotos)
Culto de Entrega para o Encontro de Jovens com Cristo, quando todas as orientações e preparações necessárias para o bem do evento foram dados e todos ficaram devidamente informados sobre suas responsabilidades e ações.
31Mai(Sab)... SÁBADO DO ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTO...
No Sábado, primeiro dia do Encontro de Jovens com Cristo, evento iniciado cedo do dia, e durante todo o tempo, muito aconteceu, e todos os envolvidos foram muito abençoados, como sempre acontece com um Encontro como este.
01Jun(Dom)... Culto do Domingo 1m... (36 fotos)
Fachada do templo com atividades do Encontro de Jovens com Cristo, o Boletim, e o culto da igreja ao Senhor, começando às 10h, com grande maioria dos irmãos envolvidos nas atividades do Encontro de Jovens com Cristo. A pregação e a direção foi com o Pr. Jônatas David, e a música com a irmã Lívia Victer Oliveira — em Igreja Batista Central
01Jun(Dom)... Culto do Domingo 1n... (55 fotos)
Culto da igreja ao Senhor, boletim, e o encerramento do Encontro de Jovens com Cristo no culto da igreja que começou às 18:30h, com pregação do Pr. Edivandro Fernandes Carlos, com músicas de Káren, Luceni França e Elieneide de Matos e outra irmã acompanhadas pelo Mn. Clóvis Batistas, e depois Jônathas David, com outros momentos do culto e do fina do EJC.
02Jun(Seg)... EJC Culto de Avaliação I... (69 fotos)
Culto quando é o momento dos encontristas tornarem-se encontreiros, apresentando suas avaliações, o que entenderam de válido todo o Encontro para sua vida e seus relacionamentos consigo, com Deus e com as outras pessoas. Foi uma excelente oportunidade para ouvir cada um e adorar a Deus com seus depoimentos. — em Igreja Batista Central
03Jun(Ter)... EJC Reunião de Avaliação II (7 fotos)
Algumas Lideranças espirituais, Ministros Gerais dos MGs e Coordenadores se reúnem para as devidas avaliações e melhoramentos do EJC acontecido e os próximos a serem realizados. O saldo foi muito positivo em todos os sentidos, e uma data para o próximo Encontro, o de Amigos com Cristo, já ficou estabelecido para Setembro. — emIgreja Batista Central.
.
(9)TREZENTOS CONVIDADOS EM CULTOS NORMAIS... sob a coordenação do MG. Ação Social, (Mn.Wildes Pereira Santos e o Diretor Assis Poloni), levar as classes EBD dos MGs a convidarem e levarem, cada uma, 40 visitantes até o fim do ano.


(10)TRINTA HORAS DE INTENSA ORAÇÃO COM OS MGs... sob a coordenação do MG.Educação Religiosa, (MnNeilzaePaulo Gonzaga e o Diretor Luismar Pereira) orientar os MGs a investirem quatro dias do seu tempo em oração pela igreja e suas próprias atividades no Reino do Senhor, até o fim do ano.


(11)TRÊS MIL REVISTAS SOBRE A IBC... sob a coordenação do MG. Relações Públicas (Pr. Estevão Vilas Boas, e o Diretor Valber Laiber), contanto a vida, os objetivos e as atuações da IBC na cidade e região, para ser distribuído às autoridades, aos meios de comunicação, e aos cidadãos em geral.


(12)DIA INTEIRO DE ORAÇÃO NO TEMPLO... sob a coordenação da Pra. Lucia Melo e a Mn. Cristina Nogueira Mota, e seus respectivos Ministérios Gerais e seus DiretoresRose Silva e Luciene Souza), começando das 6h da manhã às 24h, durante um dia de semana, desafiando pelo menos metade dos membros de cada MG, com um determinado número de convidados fora da igreja por cada MG. Um encontro deste já está acertado, podendo haver outros a depender da decisão que será tomada posteriormente.


(13)IGREJA MAIS HOSPITAL... sob a coordenação do Gabinete do Pastor, levando a igreja a atuar como verdadeiro hospital espiritual.
Uma primeira parte está para ser realizada nas classes EBD com os MGs atendendo os três objetivos da Escola Bíblica Dominical, que são: Aprendizado, Mutualidade e Evangelismo, incluindo a maratona que acontece dominicalmente.

Uma segunda parte, sob a coordenação do irmão Lucas Monte Maia, é a existência de Samaritanos, irmãos voluntários disponíveis em várias modalidades de ajudas fraternais e espirituais, aos Diáconos para atenderem alunos EBD que precisem. Em meados de Março, esta ajuda se estenderá a familiares dos alunos, e em meados de Abril, também a amigos dos alunos.


(14)CEIA DO JUBILEU DE PÉROLA IBC... sob a coordenação do Gabinete do Pastor, sob a coordenação da Mn. Débora Avelar, a Ceia do Senhor, com batismos, os Pastores e Líderes do CPL realizarão as cerimônias de ceia e batismos com a presença e participação de suas igrejas.


.
.
.
TEXTO PARA O JUBILEU DE PÉROLA (para uma Revista na Cidade)
.
.
O ANIVERSÁRIO... Neste ano, a Igreja Batista Central completa 30 anos de existência, de emancipação, de serviços prestados como entidade religiosa e civil. Tendo muitos motivos para estar feliz, se sentindo realizada, está sendo programado algumas atividades que deem real significação à data, ao tempo de vida, ao que tem feito, e ao que se pretende fazer. Os cultos serão nos dias 5 a 7 de Dezembro, e, além disto, encontros revendo a história durante as quartas feiras de Novembro; a presença atuante do Coro da Igreja em vários eventos natalinos durante o mês de Dezembro, a realização do evento de arrecadação financeira para entidades voltadas a programas sociais como o combate ao câncer, aprendizados cidadãos e atendimentos a carências as mais variadas. Vários momentos nos dois últimos meses do ano, comemorando o aniversário da igreja, e demonstrando muita gratidão a Deus por seus planos em nos fazer tantos serem capazes de levar avante os grandes desafios que se tem abraçado e desenvolvido no âmbito espiritual e existencial.

NOSSA HISTÓRIA... A história da igreja começa, basicamente, em Julho de 1984, quando um grupo de pessoas, passaram a se reunir no Colégio Castro Alves, no centro da cidade, visando o estabelecimento de uma nova igreja na cidade; para tanto, utilizaram as dependências da escola para suas reuniões e cultos. Diretamente, neste início, de alguma forma, participaram a Primeira Igreja Batista da cidade, a Primeira Igreja Batista de Nanuque e a Igreja Batista Monte Sinai. O Pr. Pedro Santana Neto, desde este início, foi um grande ajudador. Pr. Nemir Rodrigues, Pr. James Teixeira foram os primeiros pastores, e, atualmente, o Pr. Jônatas David. No decorrer da história, a igreja se tornou crescida, atuante, sempre presente em suas responsabilidades como igreja, tanto em relação a outras igrejas, inclusive batistas, quanto em relação ao seu papel social, cidadão, cooperando sempre com o melhor desenvolvimento de Teixeira de Freitas.

O TEMPO... O tempo foi favorável à igreja, em muitas maneiras. Enquanto ele passava, ela se destacava nos desafios que tomava para si. Muitas atividades internas e externas, visando alcançar seus membros, congregados e frequentadores, quanto, também, a muitas pessoas e famílias fora da igreja, ela esteve tomando a frente, fazendo com que seu nome fosse sempre muito bem lembrado na vida social e coletiva da comunidade onde está inserida. Neste período de tempo, ela foi consultada e chamada para o pensar e o promover programas públicos ou privados que fossem favoráveis à municipalidade. Num gráfico imaginário que o tempo possa oferecer, apresenta, em muitos sentidos, uma curva ascendente da igreja quanto à execução de tudo que ela entenda como forma de representar os interesses do Reino de Deus neste mundo, dentro de suas paredes, e fora delas. Há de se considerar, sem dúvida, entendendo este progresso verificado no tempo, a vinda, a estadia, a atuação, e, até a saída, de muitos membros que por ela passaram ou permanecem. Numa grande maioria, todos sempre se notabilizam pela capacidade de liderança, e pela disposição intrínseca de estarem envolvidos e comprometidos com tudo que seja a igreja viva e ativa que ela é.

A CIDADE... A história que ela vive, é a mesma, basicamente, que a cidade vive. Enquanto ela nasceu no ardor daqueles momentos que antecederam a emancipação de Teixeira de Freitas; enquanto ela absorveu muito daquele empenho e determinismo vigente na população teixeirense de outrora, o que é ainda muito viva em nossos dias; as duas histórias continuarão se parecendo na ascendência de crescimento, de mobilidades, lideranças, melhorias, prestação coletiva de serviços, ampliação territorial e outros itens próprios de quem está a todo vapor em seu desenvolvimento. A igreja, concordando com sua grande ligação à história da cidade, está distribuída por muitos e muitos bairros, também através de igrejas filhas emancipadas ou não. Teixeira de Freitas é um lugar muito propício a igrejas como esta. A simpatia e respeito do povo, o apoio e carinho sempre muito demonstrado, a facilidade oferecida para que ela se faça atuante, é surpreendente, o que faz com que tenha-se certeza do emaranhado entre uma e outra história.

O OBJETIVO PRINCIPAL... Toda igreja, e a Central não é diferente, tem como objetivo principal o serviço à divindade. Este serviço tem a ver com o cuidado com os seus, com o dos outros, e com todos que não tenham nenhuma igreja. O objetivo principal é exercer este cuidado, não só com o respeito à individualidade de cada um, como Deus faz; não só buscando todos os meios para o bem estar da coletividade; mas, principalmente, pregando a todos o que entende ser o que Deus quer que preguemos a respeito do pecado, da condenação eterna, e do escape providenciado por Ele para que todo que queira, possa desfrutar da eternidade com Deus no céu. Sem dúvida, estas preocupações, e, principalmente esta última, fazem parte da vida e atuação da Igreja Batista Central nestes trinta anos, bem como, por toda sua existência.

OS OBJETIVOS SECUNDÁRIOS... A igreja tem objetivos secundários, e são consequentes do objetivo principal, ela deseja ser muito útil não só aos seus, aos que fazem parte do seu cotidiano, mas muito útil à coletividade. Ela deseja ser muito lembrada por todos, como uma igreja voltada ao bem comum, ao bem da sociedade, ao bem de Teixeira de Freitas. Seus serviços espirituais dentro e fora de seu templo, como também, seus serviços sociais, estão todos voltados para estes objetivos secundários. Ela sabe que nem todos crerão como ela crer, mas deseja que todos sejam, de muitas formas, beneficiados com o seu jeito igreja de ser. Na sua contabilidade, nestes trinta anos, mais de trinta mil famílias já foram alcançadas e providas, de várias maneiras, por ela, ou pelo que ela tem feito no decorrer deste tempo. Isto é significativo para o que ela entende como interesse divino para ela, como Sua igreja.

UM PRIMEIRO ORGULHO... Fugindo de qualquer tipo de vaidade, há alguns orgulhos, algumas iniciativas dela em seus lidares, que dão algumas alegrias à sua existência. A primeira é a que se chama “doutrina inegociável”, com total tolerância. A igreja Batista Central possui um doutrinário muito seguro, muito convicto, e dele vem toda ressonância em suas práticas, liturgias, posicionamentos, convivências e pregações. Rejeitando misticismos, hedonismos ou humanismos, o que tem sido muito usado como atração às multidões, a igreja tem se mantido fiel ao que sempre foi, e ao que sempre pregou. Ser assim, tem exigido muito dela, num mundo onde moderno é globalizar tudo que todos dançam, gostam e aplaudem, inclusive em relação a uma divindade que afirma não gostar do que o mundo gosta. Porém, mesmo pagando um preço consideravelmente alto por ser assim, ela tem alegria por padecer por este fim. Contudo, tolerância é a palavra-chave. Respeitar e defender o direito que todos têm de serem, agirem e crerem diferentes dela.

UM SEGUNDO ORGULHO... O seu espírito missionário. Desde seu início, a igreja buscou esta marca para si. Hoje, com trinta anos, ela possui mais de trinta igrejas filhas, netas, e bisnetas, emancipadas ou não, e outros pontos de pregação. Estas igrejas estão espalhadas por toda Teixeira de Freitas, uma na região e outra pela Bahia. Sem a necessidade de concentrar gente, mas de distribuí-las, de forma independente da igreja mãe, estas muitas igrejas foram estudadas, trabalhadas, implantadas, formalizadas, emancipadas de fato ou de direito, e, ano após ano, uma e outra era organizada como presença da igreja mãe por todos os cantos. Todas têm espírito missionário também, bem como, espírito social, pois todas são uteis às comunidades onde estão presentes e atuando. Este é outro grande orgulho que a igreja vive nestes 30 anos de vida.

UM TERCEIRO ORGULHO... Sua responsabilidade social. De muitas maneiras, a igreja se fez presente na vida da cidade, desde os primeiros momentos da emancipação da mesma. Destaca-se sua atuação na educação, com o antigo Colégio Central, o Pólo UNOPAR TF, o Projeto Ide Ensinai nas Escolas Municipais; destaca-se também sua atuação junto a presidiários, hospitalizados, e famílias carentes; destaca-se a presença de representantes seus em Comissões, Conselhos e Estudos Municipais e Estaduais; e, também, destaca-se a disponibilidade do seu patrimônio para estudos, planejamentos, qualificações e outras iniciativas da Prefeitura Municipal e suas Secretarias. Este é um outro orgulho da igreja, o que a leva a se sentir importante no bem comunitário da cidade onde está sendo igreja.

UM QUARTO ORGULHO... A sua melhor adoração é o serviço. Orgulha-se por não ser uma igreja para cantar, mas uma igreja para servir, inclusive, cantando. São oito grandes ministérios atualmente, cada um formado por muitas pessoas de mangas arregaçadas, que adoram a Deus com seu serviço; são oito áreas diferentes de atuação; todos que se identificam com uma destas áreas, se juntam e se auto administram na busca de servirem bem naquilo que gostam de fazer, e que entendem ser a vontade da divindade para com eles. Cada grupo grande assume com a igreja, uma destas áreas, e, delegadamente, promovem ações que justifiquem a demanda geral. Só fica só cantando, quem assim quiser, pois tem espaço e serviço para todos, do jeito que entenderem ser a melhor adoração.

JUBILEU DE PÉROLA... Esta é a igreja com trinta anos. Que sabe que já fez muito, mas, tem muito mais a fazer.
.
.
.
RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IGREJA  (para revista na cidade)

A Igreja Batista Central versa pela preocupação de ser muito útil à sociedade, até por que entende que seja seu papel de igreja, de entidade organizada em meio a uma sociedade que ainda possui algumas carências que cobram uma parceria maior entre Estado e atuação civil. Dentro deste espírito, a igreja possui oito áreas que lhes são muito importantes, e entre elas, três se destacam na busca de encontrar meios de fazer a igreja mais presente nos empenhos favoráveis à coletividade.

Uma das áreas sociais é o chamado Ministério Geral de Ação Comunitária, grupo atuante e bem organizado da igreja, sob a liderança espiritual da Pra. Lúcia Melo, que tem dado muitas alegrias, desde há muitos anos, com projetos de cidadania bíblica nas Escolas Municipais, atenção e formação de pessoas quanto aos processos de reciclagem de produtos sólidos, interesses educativos quanto às questões do meio ambiente, e outras iniciativas muito atuais visando o bem coletivo de maneira mais abrangente.

Outra área é a desenvolvida pelo Ministério Geral de Ação Social, sob a lideranças espiritual da Mn. Wildes Pereira, outro grupo também muito atuante e comprometido com esta visão da igreja, com projetos de atendimentos a necessidades mais urgentes de muitas formas; este mesmo grupo atua em campanhas oficiais do agasalho em época de frio, da doação de sangue para o Hemoba, mutirão para venda simbólica de produtos de vestuário e utensílios domésticos em comunidades mais empobrecidas, e outras atividades neste nível mais próximo aos indivíduos carentes de alguma forma.

A terceira área é coordenada pelo Ministério de Relações Públicas, sob a liderança do Pr. Estevão Vilas Boas. Este grupo de pessoas tem desenvolvido, atualmente, dois projetos que muito engrandecem os interesses da igreja quanto à sua responsabilidade social: O Projeto Reciclóil e o Faz. Um está voltado à educação social, o recolhimento de óleo de cozinha para que não seja jogado na natureza, e a devida produção de produtos de higiene para as famílias e empresas. O FAS, Fundo de Assistência Social, é um projeto que visa juntar recursos financeiros e humanos para facilitar a atuação de entidades que atuam voltadas para as carências sociais de nossa terra, dentro e fora da igreja. Atualmente o FAS está promovendo um grande evento no final deste mês, no Central Park, espaço social e cultura de lazer da igreja, para que os lucros venham atender este seu objetivo, inclusive entidades como a GAPO (Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico) e a Pro-Fundação Vida Extremo Sul de Combate ao Câncer.

Outras áreas, também, de alguma forma, são convocadas a tomarem posições quanto a algum projeto que traga atenção social por parte da igreja. Por exemplo, o Ministério Geral de Evangelismo e Missões, na liderança do Pr. Edemilson Melo, que, entre outras coisas, atua nos hospitais levando conforto, cafezinhos e outras iniciativas aos doentes seus familiares; também atuam no presídio, oferecendo ocupação profissional remunerada a muitos presos; além de outras atividades como distribuição de literaturas, calçados, e alimentos a famílias menos favorecidas.

O Ministério Geral de Administração da igreja, por sua vez, sob a liderança da Pra. Vera Lúcia Reis, enquanto cumpre seu papel de administrar adequadamente todo o patrimônio sob seus cuidados, também administra o Pólo UNOPAR, inclusive com serviços de Capelania às famílias dos alunos; promove também projetos de musicalização de crianças do bairro Wilson Brito e do Ulisses Guimarães.

O Ministério Geral de Comunhão, sob a lideranças espiritual da Mn. Cristina Mota, com todo o espírito de congraçamento que fazem seus serviços na vida da igreja, está se voltando a um trabalho com as mães de alunos das Escolas Municipais, levando orientação para elas mesmas, para seus familiares, e o relacionamento com a escola de seus filhos.

E, por fim, com a mesma dedicação de todos os demais Ministérios Gerais, o de Música, está se abrindo para que pessoas possam participar de coros, e, assim, puderem participar das atividades do Coro Principal da igreja. Estão fazendo isto com alunos do Pólo UNOPAR, e com outras pessoas que têm se apresentado interessadas em participar deste projeto. Há esta abertura, entendendo que é uma das formas de, também, abrir a igreja para atividades de responsabilidade social, em nome da igreja.


Estamos fazendo muito, temos muita gente envolvida em tudo isto. Está vindo mais gente para se juntar conosco em tudo isto, e a igreja entende que seja sua responsabilidade fazer muito mais.
.
.
.
ANIVERSÁRIO DA IGREJA E PASTORADO... Moções de Congratulação da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, de autoria do Vereador Edinaldo Rezende, pela comemoração do Jubileu de Pérola em 1º de Dezembro de 2014, e pelos 23 anos de pastorado do Pr. Jônatas David à frente da Igreja Batista Central em Teixeira de Freitas, em 7 de Março de 2015. Assinadas por Tomires Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, em 11 de Fevereiro e 11 de Março de 2015. 
.
A Igreja e o Pr. Jônatas David agradece o carinho do reconhecimento, e apreciação, bem como das constantes demonstrações de apoio e incentivos para que continuem buscando, dentro dos limites da Fé e da responsabilidade sócio-ambiental, o melhor engajamento da igreja e do seu pastor, nas atuações favoráveis ao bem comum da sociedade teixeirense.

Arquivo no Facebook