- Autor(a): Depto. de Comunicação da Prefeitura de Teixeira de Freitas-BA - Data - 13/06/2013
Há cerca de três meses foi inaugurada em Teixeira de Freitas a primeira escola com regime de tempo integral. Batizada como “Bom Pastor”...
Há cerca de três meses foi inaugurada em Teixeira de Freitas a primeira escola com regime de tempo integral. Batizada como “Bom Pastor”, ela foi pensada para acolher público diferenciado da rede municipal de ensino, oferecendo-lhe aulas curriculares e oficinas de arte e de outras manifestações culturais.
Cerca de 400 crianças, grande parte delas com distorção idade-série, são recepcionadas por volta das 7h e liberadas somente após as 16h, período em que estudam a grade curricular regular de ensino, participam das oficinas e fazem três refeições diárias. Apesar de ser projeto-piloto e, por isso, serem ainda necessárias algumas implementações, em conversa com estudantes, as opiniões foram: “esta é a melhor escola que eu já estudei”.
De acordo com o diretor da unidade Aziel Santos, a rotina escolar foi estabelecida conforme as necessidades dos alunos, assim, os que tinham mais dificuldades com matemática ou português, recebem aulas reforçadas nas respectivas matérias – tendo como objetivo equiparar cada faixa etária a sua respectiva turma. “Temos muitos aqui com idade incompatível para estar no 2º ano, e outros que estavam no 3º ano e sequer sabiam ler. Nosso trabalho está sendo ajudá-los para que eles realmente aprendam”, comentou Aziel.
Ao perguntar às crianças o que elas achavam da escola, um deles tomou a frente a responder “Eu aprendi a ler” – para Ialinque Marques da Silva o que há de mais “legal” na escola é “fazer dever”. Enquanto outros respondem que o que mais gostam é de escrever, das oficinas ou da hora do almoço. Para o diretor, esses são os primeiros bons frutos que começam a ser colhidos, após trabalho intenso do corpo docente, administrativo e de apoio da escola.
Para o diretor, a maior dificuldade encontrada no início das atividades é também o ponto mais positivo, “Tivemos alguma dificuldade na questão da disciplina, mas hoje, ao impormos limites, percebemos que eles já são outras crianças, e sabemos que esse é um trabalho contínuo”. Um exemplo dado foi o comportamento dos discentes no transporte para escola e para casa, que hoje é monitorado pelos próprios alunos, “Ainda temos muito o que vencer, mas acredito que nós estamos no caminho”, destacou Aziel.
A fim de que o ambiente escolar seja o mais apropriado possível para o crescimento intelecto-cultural das crianças e adolescentes, a alimentação é balanceada, o cardápio determinado por nutricionista e agora, antes do horário do almoço os professores comentam em sala os benefícios dos alimentos, o que tem servido de estímulo para que os paladares mais seletos aceitem as hortaliças e verduras oferecidas.
Em relação às oficinas e ao incentivo ao conhecimento, a Biblioteca entrará em funcionamento ainda nesta semana, e novos instrumentos foram recebidos para incrementar a oficina de música – com caixas, surdos e cornetas – de onde se pretende futuramente formar a banda da escola.