Conferência Municipal de Educação

Conferência Municipal de Educação visa Cona

ConferênciaConferência Municipal de Educação visa Cona
A conferência Municipal de Educação de Teixeira de Freiras (Comude), realizada nos últimos dias 7 e 8, na Escola Vila Vargas…
A conferência Municipal de Educação de Teixeira de Freiras (Comude), realizada nos últimos dias 7 e 8, na Escola Vila Vargas, teve cerca de 300 inscritos que discutiram acerca de seis eixos temáticos com o objetivo de elencar assuntos para a Conferência estadual e posteriormente a Nacional (Conae – 2014).
A noite de abertura reuniu o representante da Secretaria Estadual de Educação Robson Costa, a representante da APLB sindicato Francisca Brasília, a representante do Conselho Municipal de Educação Adriana Serapião, a Secretária Municipal de Educação Isabel Cristina e o prefeito João Bosco.
Os participantes ainda tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra do diretor do campus X da Uneb Décio Bessa. O evento foi engrandecido com a presença de tradutores de libras e a exposição cultural fotográfica “Um novo olhar sobre Teixeira de Freitas: lembranças e memórias”.
O público inscrito era formado por representantes de diversos setores e segmentos da sociedade teixeirense, como trabalhadores em educação de instituições públicas e privadas de vários níveis e etapas de ensino, sindicatos, estudantes universitários, pais, conselhos, representatividade das secretarias municipais e de órgãos públicos, além da participação espontânea da comunidade. Foram abordados nos trabalhos do dia 08 de junho seis Eixos Temáticos:
EIXO TEMÁTICO II- Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão E Direitos Humanos.
Expositores(as): Antônio Jorge – Secretário Municipal de Assistência Social, Profª Ma.Guilhermina Elisa Bessa da Costa – Uneb-Campus X, Profª Quitéria Rodrigues Costa – Secretaria de Assistência Social, Profª Ma. Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho
EIXO TEMÁTICO III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável
Expositor: Professor Rogério Pinto- Secretário Municipal de Planejamento
EIXO TEMÁTICO IV– Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
Expositoras: Profª.Dra. Maria Nalva Rodrigues de Araújo, Profª Uneb- Campus X, Profª Dra. Minervina Joseli Espíndola Reis – Profª. Uneb- Campus X
EIXO TEMÁTICO V- Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
Expositoras: Profª Ma. Cristiane Gomes Ferreira, UNEB Campus X Profª Ma. Ivanilde Luzia de Almeida- Faculdade Pitágoras Teixeira de Freitas.
EIXO TEMÁTICO VI – Valorização Dos Profissionais Da Educação: Formação, Remuneração, Carreira E Condições De Trabalho.
Expositores: Francisca Brasilia – APLB-Sindicato, Prof. Robson Costa, Secretaria de Educação do Estado da Bahia e FEE, Profª Edna Silvana Lacerda- Programa Educação Esperança
EIXO TEMÁTICO VII – Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos
Expositores: Profª. Adriana Serapião – Presidente do Conselho Municipal de Educação de Teixeira de de Freitas-COMEC, Prof. Fernando Rios- Chefe de Divisão Financeira (SMEC)
A Comude teve por objetivo a análise e emendas de propostas e estratégias, anteriormente construídas com a participação popular, que serão levadas à Conferência Estadual que ocorrerá até fim de outubro de 2013. A Con­fe­rência Es­ta­dual de Edu­cação re­pre­senta o con­junto das dis­cus­sões re­la­ci­o­nadas à or­ga­ni­zação e de­bate sobre sis­temas edu­ca­tivos, de todos os ór­gãos en­vol­vidos com a for­ma­li­zação dos atos edu­ca­tivos, sob aval da so­ci­e­dade. As proposições aprovadas serão encaminhadas para Conae 2014.
Para a Conferência Estadual foram eleitos cinco delegados, dois por setores – Francisca Brasília Marques e Célia Mara Corrêia, ambas da APLB Sindicato; três por segmentos – Adriana Serapião, COMEC, Maria Chaves, diretores, Kylma Luz Kamm, professores).
O evento foi uma grande demonstração democrática de discussão dos mais variados temas concernentes à educação, os participantes foram assíduos em todas as atividades desenvolvidas permanecendo até o fim dos trabalhos. E um desafio foi lançado à comunidade: a implantação do Fórum Municipal de Educação.
http://www.educateixeira.com.br/?p=134