18 Anos de Posse do Pr.Jônatas David - Pr.Isaú Matos

PASTOR JÔNATAS DAVID FAZ 18 ANOS DE MINISTÉRIO PASTORAL NA IGREJA BATISTA CENTRAL DE TEIXEIRA DE FREITAS/BAHIA.

Pr. Isaú Hormino de Matos

8 de março de 2010

ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. (I Tm. 3. 1).

Recebi da Embaixada Paulo de Tarso em 08/06/80 assinada pelo conselheiro Israel Menezes Machado, uma mensagem que eu transfiro para o pastor Jônatas na data de hoje, 08/03/2010, como segue:

Ao senhor pastor, oferecemos esta pequena mensagem no seu dia, (dia em que completa 18 anos na igreja Batista central), para que o seu ministério seja frutífero e sempre feliz.

SER PASTOR

Ser pastor

É ter um sorriso para cada olhar,

Um carinho para cada pranto

E um conforto para cada dor.

Ser pastor

É saber dominar mares bravios,

É ter a doçura de um coração meigo

É a ternura de quem tem amor.

Ser pastor

É despojar-se dos seus sentimentos,

É dar de si, num gesto, num alento,

Toda esperança, advinda do Senhor.

Ser pastor

É onde existem trevas, levar a luz,

Onde existe incerteza, levar confiança

Onde existe procura levar Jesus

Ser pastor

É sobretudo amar,

É comungar com Deus em graça e verdade,

É saber conduzir almas perdidas

À glória infinita da eternidade.

Por trás de qualquer produção material ou espiritual, existe a história, compreender, em profundidade, algo que compõe o nosso mundo significa recuperar sua história. Lembrar este dia é uma tentativa de recuperar a história do ministério do pastor Jônatas David.

Certo dia em uma reunião da diretoria Luiz Sergio ao explicar um assunto, pede para contar a história e diz tudo tem uma história. E ao contar as coisas ficam esclarecidas, todos entendem.

As igrejas batistas que mais crescem no Brasil, têm uma história de poucos pastores, pastores de pastorados longos, é uma percepção compartilhada por muitos lideres na denominação, regra geral.

Na minha assertiva não me interessou dizer quantos sermões o pastor pregou, quantas pessoas batizou, quantos templo construiu. Alguns pastores têm estes itens anotados como muito carinho, como importantes dados quantificados.

Percebo no ministério do pastor Jônatas David, algumas ênfases, que são marcas de sua administração, que tem dado certo. Passo a mencioná-las:

A escola Bíblica dominical como um órgão setorial para atingir toda a igreja com os objetivos da administração eclesiástica, para além do ensino bíblico dominical. Colocou pastoras e diáconos na liderança da EBD, por conta desta visão ampla do papel da EBD.

Descentralizou o culto de oração do templo, cria os núcleos de oração e testemunhos nos lares. Uma medida que deu certo, que atingiu um maior número de pessoas num só dia e propiciou relações de comunhão e evangelização. Tudo isto tem sido conseguido através de ação de planejamento e trabalho em busca de alcançar metas.

No inicio do ministério do pastor Jônatas era o que fazer com este prédio ocioso durante a semana, no entanto havia uma preocupação com a responsabilidade social da igreja. Nesta área implantou o colégio central que teve seu momento importante na vida igreja e da cidade. Depois a UNOPAR que veio diminuir o déficit do ensino superior na Bahia, que ainda é grande, trouxe oportunidades para muitas pessoas, cultura, formação profissional e capacitação para o mercado de trabalho, enfim circulação de riquezas na sociedade teixeirense. A preocupação com as questões da comunidade, entre elas apoio que dá as iniciativas para melhorar o meio ambiente, a recuperação dos dependentes químicos e o lazer ou qualidade de vida do povo da igreja em especial, por isto entendemos que o central park é uma obra social.

De um prédio grande ocioso, agora tem que se construir mais, porque o que era grande ficou pequeno para atender as necessidades que surgem cada dia.

Mudou a estrutura administrativa da igreja, de um modelo centrado em comissões, adota o modelo de ministérios que abrange todas as áreas da vida de uma igreja; um sistema descentralizado que possibilita o envolvimento de grupos e indivíduos, que atende as singularidades das pessoas. Até certo ponto tem-se uma igreja militante, onde todos se ajudam e não esperam só pelo pastor. Com este modelo o pastor conseguiu agregar pessoas perto de si para a realização de seu ministério pastoral. Daí uma Igreja viva e ativa.

O ministério do pastor Jônatas não é só dele, é também de sua esposa Izabel Cristina, é de seus filhos, enfim de toda sua família, pois toda ela trabalha, colabora com o pastor, ninguém atrapalha o ministério dele.

O pastor desenvolveu um modelo de evangelização em dois pilares. Primeiro- o encontro de casais com Cristo (ECC), com abrangência de jovens, amigos, e profissionais. Não sabemos quantas pessoas foram salvas com estes encontros, todavia quem foi atingido, sabe que foi e sente a diferença em sua vida, esteja onde estiver. Segundo- evangelização da cidade com abertura de trabalhos chamados de igrejas filhas, com a colocação de seminaristas, pastores na direção das frentes missionárias. Por entender, que a luz que brilha mais perto é a que brilho mais longe.

Uma característica do pastor Jônatas é a sua preocupação com as famílias e com a vida conjugal dos casais. Tem desenvolvido ações através do ECC e atividades permanentes na igreja com vista à estabilidade dos casais e das famílias.

O pastor Jônatas é Inovador na administração ao toma medidas provisórias até encontrar a permanente. Ser inovador é romper com formas tradicionais nem sempre adequadas para o novo momento. Nem sempre se acha a melhor estratégia, mas não pode ficar parado nem voltar atrás, é prosseguir. O novo não agrada a todos, ou seja, não é assimilado de imediato, e às vezes não é o ideal, por isto angustia quem administra e quem espera resultado imediato.

O pastor David é “tradicional” e firme quanto aos elementos da liturgia para a preservação do culto a Deus com decência, ordem e reverência; prima pela música de qualidade, com predomínio dos hinos do cantor cristão, que fazem bem a alma. No entanto utiliza o avanço tecnológico na igreja, internet, multimídia etc. Considero a home Page (página na internet, Web) da igreja Batista Central como uma das melhores entre as igrejas evangélicas no Brasil. Muito bem atualizada, com muitas variedades do mundo cristão.

Pregação- é centrada na doutrina da salvação pela graça, mediante o arrependimento e fé em Jesus Cristo, sem as obras dos homens. Combate a perda da salvação e a salvação pelas obras. Insiste numa salvação eterna, imperdível. Exalta a soberania de Deus em tudo; Deus é todo poderoso e o homem sempre um negligente, dependente de Deus.

Parabéns pastor Jônatas receba o abraço da Igreja e saiba que nós louvamos e glorificamos a Deus pelo que tem feito através de sua vida e de sua família nestes 18 anos de atividades pastorais entre nós. A nosso oração é para que o senhor tenha saúde e mantenha-se sempre firme na Palavra de Deus, dedicado a sua vocação, fiel à doutrina bíblica, e com humildade priorizar o reino de Deus em seu ministério, sempre na direção do Espírito Santo desenvolver-se e crescer. Amém.