Ufsba em Teixeira de Freitas

    Inscrição do Enem para Ufsba termina nesta segunda-feira

    Quem estiver pretendendo cursar o ensino superior na Universidade Federal do Sul da Bahia-Ufsba, já em 2014, precisa se apressar e garantir a inscrição no Enem/Sisu até dia 27/05.


    Quem estiver pretendendo cursar o ensino superior na Universidade Federal do Sul da Bahia-Ufsba, já em 2014, precisa se apressar e garantir a inscrição no Enem/Sisu até segunda-feira (27). As aulas da Universidade, que terá um Campus em Teixeira de Freitas, começarão em 1º de setembro, portanto, será válida a prova realizada em 26 e 27 de outubro deste ano.
     
    O alerta partiu do professor Robson Costa, membro da Comissão de Implantação da Ufsba. Ele esteve em reunião interna na Secretaria Municipal de Educação na manhã desta sexta-feira (24).

    A aprovação da Ufsba

    O Senado Federal aprovou, no último dia 08, a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia, com sede em Itabuna e campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas. O projeto de lei tramitou na Câmara como PL 2207/2011 e, no Senado, como PLC 12/2013.

    A ideia é que a universidade trabalhe com o Bacharelado Interdisciplinar (BI), modelo em que o estudante escolhe entre quatro áreas de atuação: Artes; Humanidades; Saúde; Ciência e Tecnologia. O BI tem duração de três anos e, após conclusão, o aluno poderá fazer a escolha de se graduar em algum curso específico. O projeto prevê que os alunos façam os cursos por meio de colégios universitários, que deverão ser instalados nos municípios.
    Detalhes 
    O modelo pedagógico, totalmente inovador, insita curiosidade em toda a sociedade e, certamente, moldará novos paradigmas para a educação superior no Brasil.
     
    Estima-se que serão acrescidos cerca de R$ 100 milhões por ano, nas regiões  Sul e Extremo Sul do Estado, a partir do pleno funcionamento da instituição até 2020. Além disso, serão criadas nove mil vagas  em aproximadamente 50 cursos universitários de graduação e pós-graduação. 
     
    O acesso destes estudantes se dará  de duas maneiras:  diretamente nos Bacharelados Interdisciplinares (BI), por meio de seleção geral via Enem/Sisu; e  nos Colégios Universitários (Cuni), implantados em localidades com mais de 20 mil habitantes e com mais de 200 egressos do ensino médio, mediante seleção restrita aos alunos de escolas públicas conveniadas somente com o Enem. Poderão ingressar nos Cuni aqueles que tiverem completado todo o ciclo do ensino médio.  
     
    Para os aspirantes professores desta Universidade, a informação é de que a primeira Chamada Pública para composição dos cargos está iminente. O primeiro concurso para servidores será realizado ainda este ano. 



  • Autor(a): Depto. de Comunicação da Prefeitura de Teixeira de Freitas-BA - Data - 24/05/2013

http://www.teixeiradefreitas.ba.gov.br/noticiaview/view/?id=166