Secretaria Municipal e o PROERD


Luta contra drogas: pais e responsáveis serão assistidos pelo Proerd
Sulbahianews - Data: 20/05/2013 - 08:27:51
Aula inaugural abriu a edição especial para mães, pais e responsavéis
A Polícia Militar, através do 13º Batalhão juntamente com a prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizaram a solenidade de abertura das atividades acadêmicas do Programa Educacional de resistência às drogas (Proerd), nesta sexta-feira, 17 de maio. Esta edição é especial para mães, pais e responsáveis, a fim de que estes consigam orientar adequadamente suas crianças.
O capitão Luiz Cláudio e os intrutores, Sagento Kátia e o soldado Marcílio
O evento foi realizado na Igreja Batista Jardinópolis e presidido pelo coordenador regional de Proerd, Capitão Luiz Cláudio. A solenidade contou com a presença do delegado do Departamento de Tóxicos e Entorpecentes Wendel Ferreira, do advogado Jean Prates, do comandante do 13º Batalhão Tenente Coronel Paulo César Alves da Silveira, do secretário de Segurança com Cidadania Bartolomeu Calheiros, secretária de Educação Isabel Cristina e do prefeito João Bosco Bittencourt.
Wendel Ferreira, delegado da Regional de Tóxico e Entorpecentes
Logo no início do evento, houve a apresentação de um vídeo institucional, seguido das falas dos componentes da mesa diretora. De acordo com a explanação do delegado Wendel: “quando a Polícia reprime, há de se prestar serviços de amparo, não só para o usuário, mas para a família toda, são situações fruto de problemas sociais”.
Ainda de acordo com o delegado, em 2012, foram conduzidas 300 pessoas envolvidas com drogas foram conduzidas para a DTE, através de ações policiais; 100 dos envolvidos eram de fato traficantes, dos outros 200 conduzidos, 70 eram usuários e 130 eram adolescentes.

Tenente Coronel Silveira, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar
A ideia de apoio estendido para a família foi reforçada pelo comandante Silveira, que acrescentou: “este projeto dá resultado, o pioneirismo deste evento é que agora estamos levando para os pais, que precisam ter conhecimento de como este drama atinge seus filhos”, comentou.
Prefeito João Bosco e o capitão Luiz Cláudio, coordenador regional do Proerd
Já o prefeito João Bosco afirmou que “o amor que o filho tem pelos pais e que os pais têm pelos filhos é a arma mais potente contra a entrada das drogas nas famílias”.
O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (DARE), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992 e hoje é adotado em todo o território nacional, agindo desde a educação infantil, até estudantes do 7º ano, e agora, atingindo pais e responsáveis. Trata-se de um fator de proteção desenvolvido pela PM para a valorização da vida e construção de uma sociedade mais saudável.
1400 crianças e 300 pais serão atendidos na edição do primeiro semestre
Em Teixeira de Freitas, a parceria entre a administração municipal e a PM, garantirá o fornecimento de todo o material didático para a execução das atividades do Programa, que está ativo no município desde 2009, entretanto, com nascente em 2003, e que ao longo do processo já revelou a eficiência de sua aplicabilidade. Nesta etapa serão atendidas cerca de 1400 crianças e 300 pais.

SulBahiaNews - A publicação do texto está autorizada desde que o veículo cite a fonte.



    Luta contra drogas: pais e responsáveis serão assistidos pelo Proerd

    A Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Polícia Militar, através do 13º Batalhão, realizaram a solenidade de abertura...


    A Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Polícia Militar, através do 13º Batalhão, realizaram a solenidade de abertura das atividades acadêmicas do Programa Educacional de resistência às drogas (Proerd), nesta sexta-feira (17). Esta  edição é especial para mães, pais e responsáveis, a fim de que estes consigam orientar adequadamente suas crianças.
     
    O evento foi  realizado na Igreja Batista Jardinópolis e contou com  a presença do delegado do Departamento de Tóxicos e Entorpecentes Wendel  Ferreira, do advogado Jean Prates, do comandante do 13º Batalhão Tenente Coronel Paulo César Alves da Silveira, do secretário de Segurança com Cidadania Bartolomeu Calheiros, secretária de Educação Isabel Cristina e do prefeito João Bosco Bittencourt.

    Logo no início do evento, houve a apresentação de um vídeo institucional, seguido das falas dos componentes da mesa diretora. De acordo com a explanação do delegado Wendel: “quando a Polícia reprime, há de se prestar serviços de amparo, não só para o usuário, mas para a família toda, são situações fruto de problemas sociais”. A ideia de apoio estendido para a família foi reforçada pelo comandante Silveira, que acrescentou: “este projeto dá resultado, o pioneirismo deste evento é que agora estamos levando para os pais, que precisam ter conhecimento de como este drama atinge seus filhos”. Já o prefeito João Bosco afirmou que “o amor que o filho tem pelos pais e que os pais têm pelos filhos é a arma mais potente contra a entrada das drogas nas famílias”.

    O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (DARE), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992 e hoje é adotado em todo  o território nacional, agindo desde a educação infantil, até estudantes do 7º ano, e agora, atingindo pais e responsáveis. Trata-se de um fator de proteção desenvolvido pela PM para a valorização da vida e construção de uma sociedade mais saudável.
     Em Teixeira de Freitas, a parceria entre a administração municipal e a PM, garantirá o fornecimento de todo o material didático para a execução das atividades do Programa, que está ativo no município desde 2009, entretanto, com nascente em 2003, e que ao longo do processo já revelou a eficiência de sua aplicabilidade. Nesta etapa serão atendidas cerca de 1400 crianças e 300 pais. 

  • Autor(a): Depto. de Comunicação da Prefeitura de Teixeira de Freitas-ba - Data - 18/05/2013


http://www.teixeiradefreitas.ba.gov.br/noticiaview/view/?id=150

PROERD

PROERDDSC04834
DSC04839
Aconteceu na sexta-feira dia 17.05.2013, na Igreja Batista Jardinópolis o lançamento do PROERD (Programa de Resistência às Drogas e à Violência) para os pais. O programa tem o objetivo de envolver o 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas com a escola, a família e a comunidade na problemática das drogas e da violência; Desenvolver ações pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência nas escolas; Aumentar o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade na escola.
A aula inaugural contou com a presença do prefeito João Bosco, da Secretária de Educação Isabel Cristina, Silvia Oliveira (Articuladora Pedagógica), Andréa Vieira e Neumásia Ferraz(Coordenadoras do Núcleo da EJA), Vereador Edinaldo Rezende, Coronel Bartolomeu Calheiros, Tenente Coronel Silveira, Dr. Wendel, Dr. Jean Prates, pais, alunos, professores, coordenadores, diretores e vice-diretores das Escola Municipais Rachel de Queiroz, Gessé Inácio do Nascimento e São Geraldo do turno da EJA ( Educação de Jovens e Adultos). A aula será ministrada pelo Capitão Luís Cláudio, Sargento Kátia Cilene e Sd Marcílio Costa.
http://www.educateixeira.com.br/?p=103