Delegacia especial de atendimento á mulher comemora o dia da mulher.





Data: 08/03/2013 às 15:23 - | - Atualizada em 08/03/2013 às 15:55
 
Luscivani Lopes / Portal SBN
8 de março foi data de muito tristeza a muito tempo atrás, pois foi preciso a morte aproximadamente de 130 mulheres para o reconhecimento de pessoas tão importantes na nossa vida.

Em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Mais hoje já se pode comemorar este dia com muita alegria e foi o que as mulheres da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), de Teixeira de Freitas sob o comando da Drª  Kátia Cielber Guimarães e equipe, realizaram um café da manhã para colegas de trabalho e convidados.

O prefeito João Bosco não pode está mas foi representado por duas mulheres de sua confiança a secretária de Educação Isabel Cristina Frazão N. Mota e sua secretária executiva Iara Barbosa.

Coordenador da 8ª COORPIN, Dr Marcus Vinicius e  Drª Rina Andrdade, delegada plantonista da 8ª COORPIN e o vereador Zé da Mata com sua filha estiveram no local para prestigiar esta data importante.

Em uma entrevista coletiva  a Drª Kátia Cielber Guimarães falou de mais uma conquista das mulheres “um dia como hoje, não só comemoramos, mais também paramos um pouco fazer uma reflexão das conquistas que as mulheres obtiveram  e buscando diminuir as desigualdades,  quem sabe um dia acabar de vez com ela”. Um dos maiores ganhos que as mulheres obtiveram foi  a criação da “LEI MARIA DA PENHA”, que criou a mecanismo de combate a violência domestica, e as medidas protetivas de urgência.

Fotos Luscivani Lopes
 

http://www.portalsbn.com.br/?pg=noticia&id=5139-Delegacia_especial_de_atendimento_%E1_mulher_comemora_o_dia_da_mulher..html