Câmara homenageia personalidades femininas






Por: Sulbahianews/Uinderlei Guimarães - 11/03/2013 - 16:52:01
A Câmara Municipal se tornou um local privilegiado às mulheres nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
A sala de espera da Casa foi transformada em um verdadeiro salão de beleza, com serviços de maquiagem, tratamento capilar e estético. No plenário, o espaço foi usado para realização da sessão solene em homenagem a personalidades femininas.
“São mulheres guerreiras, grandes nomes da política teixeirense e outras que tem dando sua parcela de contribuição em serviços sociais e contribuindo para o crescimento da sociedade”, disse o presidente da Câmara, Ronaldo Alves Cordeiro, “Ronaldo Baitakão”.
O momento solene prestou homenagem às mulheres que já passaram pela Casa Legislativa, como a ex-vereadora, Amélia Campana, eleita pela primeira em 1985 atuando na Câmara por três mandatos; a primeira presidente da Câmara teixeirense no biênio 1993/1994, Maria Nina Ribeiro Brito; a ex-vereadora Elizabete Moreira Barbosa eleita para o mandato de 2001 a 2004, Ednalva Moraes Souza eleita em 2004 e a segunda presidente mulher da Casa no biênio 2009/2010, Marta Helena Leal.
As vereadoras Onedi Alves de Sousa, “Onedi”, e Erlita Conceição Freitas, prestaram homenagens e também foram homenageadas. A delegada da Delegacia Especializa de Atendimento às Mulher, Kátia Guimarães, a servidora municipal, Rute Gomes e a advogada Tauna Lacerda Amorin, representante do jurídico, também participaram da solenidade.
Durante as falações, Erlita e Onedi, destacaram a importância da data, as vereadoras lembraram que a data não é apenas de comemoração mas de reflexão para dar continuidade as lutas femininas ao lembrarem o episódio de 8 de março de 1857, que acabou culminando no Dia Internacional das Mulheres em uma conferência na Dinamarca em 1910.
Confira o nome das homenageadas pelos 19 vereadores
Presidente Ronaldo Baitakão – Lizia Sonali Cordeiro
Adalgiso da Cruz Pereira – Geralda Pinheiro dos Santos/ Adriano Souza – Eliane Maria Santos Souza.
Agnaldo da Saúde – Mirileide Lima dos Santos Barbosa/ Aílson da Cruz – Nilza da Cruz.
Ariston – Marta Helena Leal/ Domingos Donato – Edina Cássia Souza Cavalcante.
Edinaldo Resende – Isabel Cristina/ Erlita Conceição – Maria Mavanier Assis Siquara.
Gilberto do PT – Irmã Adriana/ Joanilton do FRISA – Eliene Pereira de Jesus.
Zé da Mata – delegada Kátia Guimarães/ Juvenal das Laranjas – Iria Etelvina Laureano.
Pedrão – Raquel Galdino de Freitas/ Milton Resende – Evanis Almeida Freitas.
Onedi Alves – Nita Maria das Neves/ Souza – Flora Oliveira de Souza.
 Miro Barbosa – Joana Barbosa dos Santos/ Yuri Takao Shinozaki – Elizabete Shinozaki.


http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1323963034325083725#editor/target=post;postID=7261249295920882910





Câmara homenageia mulheres de Teixeira de Freitas em sessão solene
Por Repórter Coragem
A Câmara Municipal de Vereadores de Teixeira de Freitas realizou na noite de sexta-feira, 8 de março, sessão solene para homenagear as mulheres de Teixeira de Freitas, com destaque para as vereadoras e as que fazem parte da vida dos edis; sem esquecer as que foram destaque na sociedade teixeirense.
Todas as homenageadas foram escolhidas pelos próprios edis, os quais, em sua maioria, declaram sua admiração às mães, esposas, ou, mulheres mais próximas de suas vidas. Mas, as mulheres, cujos serviços prestados a sociedade teixeirense merecem destaque, não foram esquecidas.
Entre as homenageadas estavam a ex-vereadora Nalvinha, citada pelo presidente da Casa, Ronaldo Baitakão, que também homenageou a ex-vereadora Elizabete e uma funcionária pública do município, além de render graças a sua esposa Lizia Cordeiro. O vereador Ariston homenageou a ex-vereadora Marta Helena. Zé da Mata, por sua vez, a delegada Kátia Cielber Guimarães Garcia, que é titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.
Ainda foram homenageadas pelo presidente a servidora da Câmara Kátia, a ex-presidente do Lar dos Idosos, Angélica, e a jornalista Neuza Brizola – todas receberam um belíssimo buquê de flores, preparado para a ocasião.
Todas receberam uma rosa em consideração à passagem do Dia Internacional da Mulher.
Ao final da sessão, houve um coquetel.
Por Jotta Mendes/ Repórter Coragem

http://reportercoragem.com.br/camara-homenageia-em-sessao-solene-mulheres-de-teixeira-de-freitas/