Escola Integral de Teixeira de Freitas




Escola Integral de Teixeira matriculará os 400 alunos a partir de segunda-feira
ADMIN 16 DE FEVEREIRO DE 2013 0
Secretaria Educação e prefeito
Secretária de Educação e Prefeito
Na próxima segunda-feira (18) iniciarão as matrículas dos alunos previamente selecionados para estudarem na Escola Municipal Integral Bom Pastor – a primeira de jornada integral no município de Teixeira de Freitas. No prédio ainda em reforma, localizado no bairro Ouro Verde, as aulas deverão começar no mês de março, divulgou a secretária municipal de Educação, Isabel Cristina Frazão Nogueira Mota.

Ciente de que a maioria da população desconhece o critério adotado na seleção dos 400 alunos, a secretária fez questão de esclarecer o processo. “Nas escolas Vivência Democrática (Ulisses Guimarães) e Amigos da Natureza (Tancredo Neves), os diretores fizeram, respectivamente, a seleção prévia de 170 e 230 alunos em desvio de série/idade. Agora eles vão fazer a matrícula nas referidas escolas, enquanto concluímos a obra”.

Na nova escola, explica a secretária, o aluno será submetido a uma prova que indicará qual a série ideal para ingressar. Independente da idade, ele passará a estudar na turma condizente à sua avalição. Da mesma forma, acontecerá a escolha das demais atividades. “O aluno será apresentado a todas as oficinas oferecidas na escola, através de um acompanhamento feito por profissionais, poderá ser definido quais ele frequentará, entre as várias disponíveis”.

As aulas na Escola Municipal Integral Bom Pastor serão das 07h30min às 11h30min, na sequência haverá o intervalo de aproximadamente uma hora e meia para o almoço. É provável que nesta pausa entre a sala de aula e as oficinas da tarde sejam exibidos vídeos, antecipou a secretária, informando que a partir das 16h30min os alunos vão ser liberados. Segundo Isabel Cristina, o transporte escolar já foi planejado para atender à demanda.
“No período da tarde haverá aulas de reforço de Português e Matemática. E por intermédio do Departamento de Cultura que vamos oferecer as oficinas de Teatro. Já entre as práticas esportivas, teremos Judô e Karatê. Além disso, implantaremos oficinas profissionalizantes”, destacou Isabel Cristina que conta com uma equipe multidisciplinar para o arrojado projeto. “Os pais e os alunos terão atendimento especializado na própria escola nas áreas de assistência social, psicológica e pedagógica”, afirmou.

Com investimento de R$ 800 mil reais, a Escola Municipal Integral Bom Pastor será custeada pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas e parceiros da iniciativa privada. Locado da diocese, o amplo prédio reformado terá 16 salas de aula, brinquedoteca, anfiteatro, laboratório de informática, sala de oficinas e refeitório. Somente após um ano de funcionamento que escola terá condições de pleitear o Programa Mais Educação para obtenção de recursos do governo federal.

http://www.banoticias.com.br/?p=10317