Entrevista ao Pr. Edemilson Melo


Número de evangélicos cresce 89% em Teixeira de Freitas; diz IBGE

ADMIN 25 DE JULHO DE 2012 0
Pastor Edmilson Rodrigues Melo, ministro de evangelismo e missões da igreja Batista Central
Dados do último censo do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), demonstra que a população evangélica de Teixeira de Freitas cresceu 89% nos últimos 10 anos, o que corresponde a 43.185 pessoas que se dizem evangélicas.
O Sulbahianews conversou com o pastor Edmilson Rodrigues Melo, ministro de evangelismo e missões da igreja Batista Central e coordenador de ação social da Associação Batista do Extremo Sul da Bahia (ABESBA), que relatou que esse crescimento é importante, porque todas pessoas que confessam Jesus como o seu salvador é transformada e com certeza passa a ser uma pessoa melhor. Porem, é preciso diferenciar aquelas pessoas que se dizem crentes daquelas que verdadeiramente são comprometidas Só com a doutrina.
A igreja com certeza faz um bem para a sociedade no sentido geral, porque, a melhor ação social que existe hoje é quando uma pessoa aceita Jesus cristo, porque se parte do pressuposto que ela deixa de beber, fumar, passa a ser uma pessoa que valoriza a família e passa a ter outros princípios. Isso sim gera um fator positiva para a sociedade.
Porém, se buscarmos aquelas pessoas que verdadeiramente são comprometidas com Cristo e buscam ter uma verdadeira fé, interpretando a Bíblia de maneira adequada, observando o contexto pelos quais os versículos são apresentados, acredito que esse número cai muito, porque as pessoas se dizem convertidas mas não assumem um compromisso real com Jesus. Em função dessa falta de compromisso, temos visto muitos escândalos e muitas crises.
Em função do que chamamos de mercantilização da fé, o pastor disse que muitas pessoas tem olhado as igrejas como se diziam em um velho jargão “pequenas igrejas grandes negócios”, porque muitos tem olhado para a igreja não como um organismo vivo que valoriza os princípios bíblicos. Eles têm valorizado os princípios materialistas dessa sociedade capitalista em que vivemos, valorizando o ter no lugar do ser.
Nós nunca devemos encarar a religião apenas por esse lado de sucesso financeiro e prosperidade na saúde e na família, o próprio Jesus nos deu exemplo de humildade e disse que teremos aflições e que o nosso foco como verdadeiros discípulos é ter uma vida focada no evangelho mesmo que para isso, nós tenhamos que pagar um preço e fazer grande sacrifício para conseguir o nosso objetivo.
Violência
Quanto a disparidade vivida pela sociedade teixeirense que de um lado vê o número de evangélicos crescendo de uma forma expoente, e por outro lado a violência cresce de forma parecida.
O próprio Jesus nos chamou para ser luz e sal da terra, temos que transformar e não sermos transformados, o que eu percebo é que as igrejas não estão fazendo o seu papel de responsabilidade social, porque o verdadeiro papel da igreja não é só ficar dentro das 4 pares. Como disse Jesus, devemos nos preocupar com aqueles que estão presos, enfermos, sem roupas, entregue as drogas, as famílias desestruturadas que estão à margem da sociedade, porque com certeza no momento em que nos preocuparmos em resgatar os valores dessas pessoas, certamente será menos um marginal para arrombar a porta de nossas casas, ou adentrar as nossas lojas para nos assaltar.
Busca desenfreada por crescimento
Muitas igrejas hoje nesse afan por crescimento, não tem considerado a questão da disciplina na admissão dos seus membros, isso tem gerado problemas para os pastores, uma vez que se admite no rol de membros pessoas que não são verdadeiramente regeneradas e convertidas, estão se misturando o joio com o trigo, os pastores tem que se preocupar com essa situação, devemos pregar a palavra e deixar que o Espírito Santo faça a convenção dessas pessoas.
Essa é a nossa visão de evangelho comprometido com Jesus, tem que ser um evangelho racional, estudando a palavra de Deus, contextualizando e fazendo com que os membros das igrejas sejam comprometidos e que verdadeiramente entendam o seu papel no corpo de Cristo.
Por: Sulbahianews – 25/07/2012 – 09:10:56